Decoração de Halloween: dicas de DIY para o dia mais macabro do ano

Veja diversas dicas para decorar a casa e deixar o ambiente pronto para o dia mais assustador do ano sem gastar muito

A temporada mais assustadora do ano está chegando, e com ela muitas ideias para deixar a casa mais divertida e, quem sabe, organizar uma festa de Dia das Bruxas. Embora no Brasil o hábito de celebrar a data não seja tão comum, a época é uma boa desculpa para se fantasiar e investir em uma decoração de Halloween.

A boa notícia é que quem quer deixar a casa com um ar assustador para o mês de outubro não precisa gastar muito, já que há diversas opções de DIY com materiais baratos como EVA, canudos de papelão usados, garrafas PET e outros itens recicláveis.

Até mesmo os petiscos e as bebidas da festa podem ter um toque especial de Dia das Bruxas. Confira ideias para decorar a casa para o Halloween:

Iluminação

O fantasma é um clássico do período e pode ajudar a transformar a iluminação do ambiente. Uma forma econômica de incorporá-lo na decoração é com bolinhas de ping pong ou até mesmo de isopor.

Com um pouco de gaze, cubra as bolinhas e use cola branca e tinta branca. Desfie as sobras de gaze para parecer a parte de baixo do fantasma e use tinta ou caneta permanente para desenhar os olhos e as bocas. Para finalizar, prenda as bolinhas em lâmpadas alternadas de um pisca pisca e pendure onde preferir.

Ou, se quiser algo maior, misture muita cola branca com água e mergulhe pedaços maiores de gaze no líquido. Deixe-o secar pendurado em bexigas e, quando o tecido estiver seco, vai endurecer parecendo com um fantasma. Você pode prender na luminária principal do ambiente, como neste exemplo, ou só pendurar no teto.

Veja como fazer a versão com pisca pisca a seguir:

Ainda falando em iluminação, outra forma muito simples de criar um clima de terror é com velas. No exemplo abaixo, a vela foi apoiada em um suporte de vidro com um olho feito de isopor, o que deixa a decoração ainda mais macabra. para completar, use giz de cera ou uma vela vermelha para derreter e deixar com aspecto ensanguentado. Confira:

https://youtu.be/8PkV-UYU3hw?si=9n4KCuEJDdN3NR3W&t=212

Recicláveis

Para quem não tem muito tempo ou um orçamento apertado, o ideal é usar materiais recicláveis, como rolo de papel higiênico ou papel toalha. A ideia é bem simples: desenhar olhos como os feitos em abóboras e recortar. Na parte de dentro do rolo, basta colar um bastão de neon. Ao apagar as luzes, o efeito é imediato e os olhos ficam em evidência brilhando no escuro.

As garrafas PET também são ótimas aliadas na hora de produzir uma mesa, por exemplo. Com tinta, é possível fazer abóboras, um caldeirão de bruxa e ainda uma aranha. Até o Frankenstein ou a Múmia podem virar suporte para doces, como no vídeo abaixo:

https://youtu.be/Mu4TQ8iUN-M?si=GfYWH-xZlAEsYjcX

Paredes

Também não podemos esquecer de itens para a hora da festa. Na parede, o EVA pode ajudar, e muito, a criar um ambiente de Halloween. É só pesquisar na internet molduras de itens como a sombra de uma bruxa voando em vassoura, morcegos, abóboras, fantasmas, aranhas e outras figuras e recortar alternando as cores. Para colar na parede, fita dupla face e fita crepe.

Para dar um ar ainda mais assustador, coloque uma aranha gigante no canto da parede. Com uma bexiga preta é possível fazer o corpo da aranha. para deixar ainda mais assustador, adicione os muitos olhos em seu rosto. Para as patas, cole papel crepom preto e prenda metade das patas no teto e metade na parede, como neste exemplo:

Para completar, use algodão ou até mesmo teias falsas, que podem ser encontradas em lojas de festas, e distribua pelo ambiente, completando com pequenas aranhas de plástico.

Esses itens maiores, como a aranha e o fantasma também podem ser adaptados para vitrine, permitindo que os comerciantes entrem no clima de Halloween e adaptem sua fachada de forma econômica. 

Para comer e beber

Quando se trata de comidas e bebidas de Halloween, existem muitas ideias divertidas. Molho de tomate ou ketchup se transformam em sangue, as salsichas podem virar dedos, e as dentaduras de gelatina ainda ajudam na decoração.

Para as bebidas, aposte em uma vasilha grande para fazer um drink, de preferência vermelho, e use uma luva como forma de gelo. Assim, na hora de refrescar a bebida, a mão ficará exposta e dará o toque macabro final. Confira:

O Dia das Bruxas é a época perfeita para soltar a imaginação e apostar no DIY para transformar a casa e fazer uma decoração de Halloween gastando muito pouco. Confira mais ideias diferentes para fazer:

Deixe um comentário