Investimentos bons e seguros para quem quer sair da Poupança

A caderneta de poupança é sem dúvidas o investimento mais popular no Brasil. Mas também é o com menor rendimento. Apesar de ter seus benefícios, muitas pessoas optam por ele apenas por não conhecerem outras opções, que podem ser mais rentáveis.
Aqui vão algumas boas oportunidades de investimentos para quem quer se livrar da poupança e alçar voos mais altos, mas sem se arriscar muito. A princípio, as siglas e taxas podem te confundir, mas não se assuste! Os investimentos são muito mais simples do que parecem.

Tesouro Selic
Trata-se de um título público, negociado por meio da plataforma de transação online Tesouro Direto.
O risco de crédito – risco de seu pagamento ser desonrado – é menor que o da poupança. E diferente de outros títulos públicos, ele não oferece perigo de dar prejuízo ao ser vendido antes do prazo.
Uma outra vantagem, essa comum a todos os títulos públicos, é que cabe no bolso de qualquer pessoa. O investidor que aplica 100 reais tem a mesma rentabilidade de quem aplica 1 milhão.
Mas tome cuidado com as taxas de administração cobradas pelas instituições financeiras e com o desconto que esse título sofre no Imposto de Renda.

Certificado de Depósito Bancário (CDB)
A aplicação em CDB funciona assim: você estará ‘emprestando’ dinheiro ao banco e será remunerado por isso, enquanto o banco usa esse dinheiro para emprestar a outros clientes.
Os CDBs são opções de baixo risco, assim como a caderneta de poupança, mas o retorno do CDB pode chegar a ser o dobro. Por ele ser garantido pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito, uma entidade mantida pelos próprios bancos), torna-se mais seguro.
Outro ponto a favor, é que podem oferecer liquidez diária, ou seja, permitem o resgate do valor empregado a qualquer momento.
Esse é um produto que pode ser acordado com o banco, portanto se você for um cliente antigo, não deixe de negociar. Bancos menores, para atrair mais clientes, costumam oferecer taxas reduzidas.
Na caixinha de desvantagens está o desconto de imposto de renda, que não é isento para investimentos em CDB.

LCA e LCI (Letra de Crédito do Agronegócio e Letra de Crédito Imobiliário)
LCA é o título que os bancos emitem para financiar participantes da cadeia do agronegócio, enquanto LCI é emitido a fim de obter recursos destinados a financiamentos do setor imobiliário.
Ambos têm como principal vantagem a isenção de Imposto de Renda – concedida pelo governo como forma de incentivo.
A LCA e LCI também contam com a proteção do FGC, portanto tem risco de crédito semelhante ao da poupança. Seus rendimentos, assim como as taxas, podem variar muito de acordo com cada banco. Por isso é importante pesquisar e, caso for comparar com um investimento em CDB, leve em consideração o Imposto de Renda cobrado nessa última opção.
Entre seus pontos negativos estão: necessidade de investimento inicial mais elevado e prazos de vencimentos mais longos. Essas aplicações podem não valer a pena para quem não consegue abrir mão de uma quantia alta de dinheiro por um tempo longo.

Fundos DI
Os fundos DI são fundos que aplicam em investimentos que acompanham as variações de taxa DI, ou seja, taxas negociadas entre os bancos para empréstimos a curtíssimo prazo. Como os investimentos atrelados a essa taxa são conservadores, esse é um investimento de baixo risco.
Apesar de não terem a proteção do FGC, como os outros fundos, por mais que a instituição vá a falência, o fundo não será afetado, ele apenas passa para outra instituição.
Um benefício interessante é a facilidade de investimento – você pode aplicar quantias pequenas – o que o torna uma opção bem democrática.
Entretanto, é preciso se atentar às taxas cobradas para administração e ao desconto no Imposto de Renda. Para alguns especialistas, esse investimento é mais indicado para quem quer deixar a responsabilidade de gestão para um terceiro.

Com base em todas as opções e oportunidades que apresentamos aqui, estude mais a fundo as que se encaixam com seu perfil e com a quantia de dinheiro que tem para investir. Nenhuma aplicação está livre de riscos, por isso, uma boa dica é diversificar ao invés de colocar todo o seu dinheiro em um só investimento. Se um falhar, os outros poderão compensá-lo!

Fonte: Exame

 

One thought on “Investimentos bons e seguros para quem quer sair da Poupança

Deixe um comentário