O inverno chega para todos, e esse ano chegou com tudo! Se você não tem um sistema de aquecimento em casa (o que é bem provável, afinal não sai nada barato!), não é por isso que precisa ficar batendo os dentes, mesmo usando oito blusas debaixo da coberta. Temos algumas dicas para manter não só a casa aquecida e, o melhor, sem desperdiçar energia:
- Abrir as cortinas pela manhã, mantendo as janelas fechadas
Para evitar o ar e o vento frio, deixe as janelas fechadas e abra as cortinas ou persianas. A luz passa pelo vidro e, à medida que reflete nas paredes, teto, chão e móveis, transforma-se em calor.
- Use fitas adesivas em portas e janelas
Cortinas e persianas abertas pela manhã, mas e durante a noite? O escape de calor é mesmo um problema, principalmente em portas e janelas mais antigas. Uma boa solução é vedar os pequenos vãos para impedir que o calor escape por completo.
- Abuse dos tapetes
Se ter um pesadelo é sempre ruim, imagine acordar de um pesadelo e pisar em um chão frio. Aproveite tapetes mais felpudos para ocupar zonas estratégicas da casa, pois eles criam uma camada de isolamento térmico e esquentam os pés.
- Cubra o sofá
Assim como chão e paredes durante a noite, o sofá deixa o calor escapar rapidamente e faz com que sintamos frio. Cobrindo-o com mantas, por exemplo, ele fica isolado e não deixa que seu calor corporal escape tão rápido.
- Aproveite o calor do forno (sim!)
O inverno é uma época gostosa para comidas quentes, como bolos e tortas, quem sabe acompanhados de um chá. Por que não aproveitar o calor do forno, então? Não é brincadeira. Depois de assar sua comida, deixe a porta do forno aberta, para que o calor aqueça o ambiente.
- Faça exercícios físicos
A prática de exercícios físicos faz com que nossos vasos sanguíneos dilatem e façam fluir melhor o sangue, o que aquece o corpo. Se não for o seu forte, não precisa exagerar, bastam alguns agachamentos, abdominais ou flexões para esquentar o corpo por alguns bons minutos.
Algumas práticas simples podem ajudar a encarar o frio em casa sem necessidade de gastar com aquecedores ou roupas pesadas. Mas, por via das dúvidas, é sempre bom lembrar o conselho das mães: agasalhe-se bem!