Não faz muito tempo, casas e apartamentos pequenos eram quase que odiados pelas pessoas. Quem não iria preferir uma casa cheia de cômodos espaçosos, varanda, quintal, não é mesmo?
O curioso é que, hoje, casas e apartamentos pequenos estão cada vez mais valorizados e, em muitos lugares, são a preferência do público. É possível encontrar várias explicações para essa mudança, desde as imobiliárias até as psicológicas e culturais.
Independente dos segredos por trás disso tudo, a verdade é que studios e lofts estão com tudo, principalmente entre solteiros, jovens executivos e até casais sem filhos. Talvez o famoso arquiteto Mies van der Rohe – da ainda mais famosa escola de artes alemã Bauhaus – tivesse razão: “menos é mais”.
Por esse princípio, decorar ambientes pequenos seria mais fácil, certo? Na teoria, faz sentido. Na prática, contudo, não é tão simples assim. A decoração ao longo do tempo se orientou e se desenvolveu para espaços mais amplos e, embora ela consiga se adaptar a espaços reduzidos, é um desafio dar conta do recado sem viajar na maionese, para falar o português claro.
É por isso que, depois de tantas experiências, acertos e enganos, hoje é possível dizer com segurança que há alguns truques básicos para acertar em cheio na decoração de ambientes pequenos. Que tal conhecer 5 deles?
“Menos é mais”
Depois do que falamos, não podia ser diferente. Quando estiver decorando um cômodo pequeno, selecione apenas o essencial para você e para o cômodo. Um exemplo exagerado para pegar o espírito da coisa: talvez uma torradeira vintage seja essencial para você, mas não precisa estar no escritório, percebe? É hora de se livrar de tudo aquilo que não tem uso ou que está sobrando.
Luz natural + luz artificial indireta (branca e amarela)
Parece um nome de combo, e é isso mesmo. A luz natural amplia os ambientes pequenos e empresta leveza. Por isso, pense na decoração como uma facilitadora da iluminação natural, evitando estantes, encostos de cadeiras e outros objetos que obstruam a luz. Venezianas ou cortinas leves com blackout também são boa pedida.
Para os fins de tarde e noite, um truque é combinar focos de luz branca, que ampliam o ambiente, com pontos de luz amarela, como abajures, quebrando a “frieza” da luz branca e criando um efeito multiplicador do espaço.
Cuidado com o tamanho dos móveis
Esse alerta parece um tanto óbvio, é verdade, mas você se surpreenderia se soubesse a quantidade de pessoas que compram móveis – especialmente sofás – maiores do que o adequado. O problema é que a maioria das pessoas, na hora de comprar, cai no erro de conferir apenas se o móvel literalmente cabe no lugar, desconsiderando o espaço de passagem e a presença de outros móveis no ambiente. Se não acertar nessa hora, já viu: dedão topado, joelho batido.
Use as paredes
Dá vontade de dizer algo como “inspire-se no Homem-Aranha”, mas você acharia que é só uma gracinha quando na verdade é uma dica de ouro. Assim como o herói escala paredes para evitar o trânsito horizontal, entenda que em cômodos pequenos a mesma coisa está em jogo. Use suporte para TV, nichos, prateleiras, estantes aéreas… tire tudo do caminho e jogue para a vertical, liberando espaços.
Faltou parede? É hora das portas
Esse não é lá o truque mais popular e há um motivo bastante provável: falta de vontade de usar a criatividade. Mas esse não é o seu caso, não é mesmo? Afinal, se chegou até aqui é porque está disposto a agregar novas ideias e botar a cabeça para funcionar.
Quando estamos falando de espaços realmente muito pequenos, mesmo usando bem as paredes parece que sempre falta uma superfície para apoiar ou guardar mais coisas. As portas podem cumprir muito bem esse papel, seja no banheiro, seja na cozinha, seja no quarto. Use a criatividade para encontrar o melhor uso das portas na sua casa. Busque vídeos e perfis no Instagram para se inspirar! As metragens parecem diminuir mais e mais, as pessoas parecem gostar da ideia mais e mais, ao menos até chegar a hora da decoração. Sem desespero! É perfeitamente possível viver com estilo e conforto num lugar pequeno. Coloque em prática os truques que você aprendeu e lembre-se do ditado que você já cansou de ler.
One thought on “5 truques de decoração para ambientes pequenos”