Como vivemos um ano atípico em 2020, é natural imaginar que as listas de desejos e objetivos para 2021 fiquem um pouco diferentes das outras, não é mesmo?
Passando muito mais tempo em casa do que estávamos acostumados, talvez agora estejamos mais atentos ao nosso ambiente familiar. Parece ser uma boa oportunidade para repensar algumas ideias para o ano que vem, começando justamente pelo lugar onde moramos.
Foi pensando nisso que selecionamos 5 tendências de decoração para 2021, para você descobrir como se inspirar e reinventar sua casa!
Tendências de decoração para 2021: espelhos
Um dos efeitos da mudança de rotina durante a pandemia pode ter sido positivo: passamos a dar mais valor ao lar, descobrindo os melhores cantos para trabalhar ou a posição perfeita no sofá para assistir a uma série.
E o que isso tem a ver com espelhos? Além de ajudar a requintar os cômodos, os espelhos passam uma sensação de expansão – nada mal para quem está fechado em casa e sofre com a falta de espaço, certo? Além disso, passando muito mais tempo em casa, isolados de amigos e familiares, os espelhos nos fazem encarar a nós mesmos, lembrando-nos que seguimos em frente. Por isso, é momento de ousar. Formas, tamanhos e molduras não precisam mais seguir nenhum padrão tradicional. Explore sua criatividade, por exemplo optando por encostar um espelho na parede em vez de pendurá-lo.
Tendências de decoração para 2021: madeiras
Há anos as madeiras são muito populares nas casas e a tendência para o próximo ano aponta no sentido de continuidade. No entanto, ao contrário das atmosferas leves e minimalistas, marcadas pelo uso de madeiras muito claras e até mesmo lavadas, a tendência agora é a favor dos tons mais escuros, inclusive carbonizadas.
A chamada estética escandinava, caracterizada pelas linhas retas, paredes e móveis brancos e paletas de cores neutras, não chega a sair de moda, mas passa a conviver com os móveis escuros, formando um estilo mais híbrido. Não é à toa, os tempos pedem reequilíbrio.
Tendências de decoração para 2021: tecidos bouclê.
Uma tendência notável nos estofados é o tecido bouclê, já bastante procurado em 2020, e que agora parece ter vindo para ficar. Sua textura única, rapidamente reconhecível numa foto de smartphone, empresta conforto e singularidade para os ambientes. Sem falar que o bouclê é resistente a gatos, o pet que a cada ano está mais na moda dentro das casas.
Tendências de decoração para 2021: quadros
Se existem algumas tendências que se repetem ano a ano, uma delas certamente são os quadros. Não há grande segredo: sua simples presença nos ambientes é capaz de redesenhar toda a atmosfera.
A ideia para 2021 é tornar menos rígido o uso dos quadros. Uma possibilidade é apostar em composições com vários quadros, criando “desenhos” na parede. Outra ideia, ainda mais despojada, é simplesmente apoiar as peças na parede sem pendurá-las (sim, igual aos espelhos!).
Tendências de decoração para 2021: luminárias
Não é de hoje que as luminárias são tão queridas por decoradores e arquitetos. Além da capacidade de decoração, fornecem iluminação aos ambientes durante a noite ou se combinam à luz natural do dia, funcionando muito bem em diversos cômodos.
Sim, é verdade que elas também poderiam estar na lista de tendências de outros anos, mas com muita gente trabalhando de casa, não dá mais para iluminar de qualquer jeito. O próximo ano pede muita luz!
Gostou das tendências de decoração para 2021? Então é hora de começar a fazer!
One thought on “5 tendências de decoração para 2021”