Você se preocupa com o meio ambiente e tenta fazer escolhas cada vez mais sustentáveis? A cada dia que passa, mais pessoas respondem sim para esta pergunta.
E isso significa que a sustentabilidade passou a ser uma preocupação também em reformas e construções. E não é só o planeta que sai ganhando! Ao utilizar materiais sustentáveis na reforma da sua casa ou apartamento você não apenas reduz o impacto negativo que a construção civil causa no ecossistema como também garante redução de gastos no futuro.
Confira nessa lista 5 materiais sustentáveis para reformar a sua casa:
- Painel solar
A energia solar, além de ser limpa (não elimina resíduos poluentes), ainda é muito econômica. Os custos de instalação de painéis solares podem não ser dos mais baixos – e variam bastante de acordo com o fabricante e empresa que realizará a instalação – mas é um investimento que se paga no médio prazo. As vantagens são muitas: energia sustentável, fácil instalação, baixíssima necessidade de manutenção, vida útil longa e uma economia na conta de energia que pode chegar a 90%!
Veja como funciona a energia solar:
Embed: https://www.youtube.com/watch?v=JTqz_xzozl0
- Tintas ecológicas
A diferença básica entre as tintas eco e as tradicionais está na composição: as versões ecológicas são feitas com matérias-primas naturais como compostos minerais e vegetais. Ainda, são livres de componentes sintéticos ou derivados do petróleo. Por serem naturais, além de contribuírem com o meio ambiente, também são as escolhas ideias para quartos infantis ou de pessoas que sofrem com alergias.
- Descarga com acionamento duplo
Uma forma simples de economizar água! A descarga com válvula dupla possui dois fluxos: um que libera em média 3L de água (para resíduos líquidos) e outro 6L (para os sólidos). Dessa forma, você só gasta a quantidade necessária, sem desperdícios!
- Tijolos ecológicos
Assim como as tintas, os eco-tijolos também costumam ser feitos de matérias-primas orgânicas e/ou sustentáveis, como bagaço de cana e resíduos da construção civil. Mas o seu diferencial está principalmente no processo de confecção: eles são moldados em prensas hidráulicas e não queimados em fornos que emitem gases poluentes, como os tradicionais.
- Lâmpada de LED
Essa já é uma velha conhecida, mas é sempre bom lembrar! As lâmpadas de LED reduzem o consumo de energia em até 80% e ainda possuem uma vida útil 40 vezes maior que as lâmpadas convencionais.
E aí, tem outras dicas para reformar sua casa ou apartamento de forma mais sustentável? Ou já usou materiais sustentáveis diferentes dos que mencionamos aqui? Conta pra gente!
One thought on “5 materiais sustentáveis para reformar a sua casa.”