Fazer uma reforma no banheiro pode levar muito tempo e ficar fora do orçamento da casa. Mas existem opções para dar um “up” no cômodo gastando menos. Confira:
Falar em reforma de banheiro pode gerar uma dor de cabeça instantânea. Além dos revestimentos, na hora de mudar o cômodo é preciso considerar mudanças elétricas e hidráulicas, além de móveis e espelhos. Tudo isso, somado, pode pesar no bolso.
Por outro lado, o espaço que deveria ser sinônimo de limpeza e relaxamento, sem uma boa mudança, pode levar a muita insatisfação. Reformar o banheiro gastando pouco é uma tarefa difícil, mas há boas opções para quem precisa dar atenção para o ambiente e vamos dar algumas sugestões a seguir:
Faça você mesmo
O primeiro passo para economizar é colocar a mão na massa. Claro que algumas reformas exigem mão-de-obra adequada para evitar problemas futuros (como encanamento e instalação de box), mas pequenas mudanças podem ser no famoso estilo “faça você mesmo”, o que pode dar mais trabalho, mas vai diminuir os custos.
Por isso, separe alguns dias para essa renovação, se planeje com antecedência e se prepare para fazer com as próprias mãos.
Utilize pastilhas adesivas
Ladrilhos deixam o banheiro muito charmoso, mas azulejos podem sair muito caro. Por isso, uma boa solução é aplicar pastilhas adesivas. Hoje é fácil encontrá-las em diferentes cores e tamanhos, até mesmo pela internet. A aplicação é muito similar a um contact, permitindo cortar com estilete para fazer o acabamento e, se necessário, furos de prateleiras, ou chuveiro, já que são resistentes a água.
Podem ser aplicadas em apenas uma parede, no banheiro todo ou só em pequenas áreas, mas transformam completamente o ambiente, e podem renovar o cômodo, especialmente quando o revestimento já está antigo, machado e desbotado.
Veja como aplicar as pastilhas:
VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=OfEeFkXEOCQ
Aproveite as características do banheiro
Quem mora em apartamentos e casas antigos, às vezes tem que lidar com azulejos de cores e estampas que não estão mais na moda, ou deixam o ambiente com cara de ultrapassado. Mas, se trocar o revestimento estiver fora de cogitação, abrace o estilo na decoração.
Use a cor do piso nas paredes, por exemplo, ou uma cortina de box com estampas que combinem com o ladrilho. As luminárias e até torneiras podem ter um ar mais vintage, transformando um banheiro com cara de velho em um ambiente com renovado, sem perder as características originais.
Aplique eletrofitas
Essa solução é relativamente nova, e tem tudo para facilitar e baratear as reformas de casa. Trata-se de uma fita adesiva com condutores elétricos, que permite mudar tomadas e interruptores de lugar sem ter que quebrar as paredes. Para utilizações maiores, como na cozinha com eletrodomésticos, a solução pode não ser eficiente, mas no banheiro, evita o “quebra quebra”.
Além disso, as fitas podem oferecer novos pontos de luz, o que é ideal para quem quer renovar a decoração. Banheiros precisam de luz direta, mas outros pontos podem ajudar, seja para ampliar visibilidade no espelho, ou para uma criar uma iluminação indireta para um momento de relaxamento.
Veja como usar a eletrofita para criar pontos de iluminação:
VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=NbCP7vZKemA
Reutilize móveis
Outro item que costuma encarecer uma obra é o mobiliário. Geralmente feita sob medida, a marcenaria ocupa uma boa parte do orçamento. Por isso, se a ideia é reformar o banheiro gastando pouco, procure renovar móveis da casa, ou até do próprio cômodo. Uma estante pequena que ficava no quarto, pode se tornar um armário para toalhas. Até mesmo um banquinho, armário ou mesa podem funcionar no ambiente. Com aplicação de contact, ou somente lixando e envernizando, já dá para renovar o móvel e dar nova cara.
Bônus: o que não fazer
Não faça você mesmo
Como comentamos ali em cima, há muito na reforma do banheiro que pode ser feito por conta. Porém, algumas coisas precisam ser deixadas para profissionais. Se você não tem intimidade com a parte elétrica, por exemplo, contrate alguém para fazer instalações do chuveiro.
Caso vá mudar a pia de posição, também é importante contar com alguém que saiba o que fazer, já que o processo vai envolver quebrar paredes e até mudar canos de lugar. Na hora de pregar coisas na parede, sejam suportes ou prateleiras, é preciso ter cuidado para não atingir o encanamento, gerando um problema e uma despesa que com certeza vão estourar o orçamento.
Levando em conta esses pontos e seguindo nossas dicas, é possível reformar o banheiro gastando pouco!