5 dicas de decoração de Natal fora do óbvio

Veja ideia de DIY e outras dicas criativas para fazer uma decoração diferente neste Natal

A época mais festiva do ano está chegando, e para entrar no clima, nada como deixar a casa ornamentada. E porque não aproveitar para fazer algo diferente? Pensando nisso, selecionamos dicas de decoração de Natal fora do óbvio para fazer em família e preparar o lar para as festas.

Utilizar DIY para criar ornamentos, pensar em árvores diferentes e até apostar em itens manuais para economizar na decoração são maneiras de imprimir algo pessoal na e deixar a casa enfeitada de um jeito diferente.

Decoração de Natal fora do óbvio

Uma maneira simples de sair do óbvio na temática natalina é mudar a cor da decoração. Vermelho e verde são as cores tradicionais, mas a árvore de Natal pode ganhar outra paleta, só com azul, rosa, roxa ou então fazer um grande arco-íris e misturar diversos tons nas bolas e enfeites. Veja outras ideias nada tradicionais para mudar a decoração de Natal:

1- Árvores coloridas

O pinheiro é a árvore oficial natalina e, embora algumas pessoas optem por versões naturais, os modelos artificiais costumam ser mais práticos e ainda são reutilizáveis, evitando esse gasto anual.

Mas que tal trocar as folhas verdes por outras cores? É mais comum encontrar versões brancas, para imitar a neve, mas existem modelos dourados, que podem ser completados com enfeites prateados ou vermelhos, ou ainda com cores bem diferentes como rosa, laranja e azul.

2- Enfeites com as bolas

Está cansado da árvore tradicional e quer algo diferente esse ano? Uma opção legal é usar as bolas para fazer pendentes. Ao invés de pendurá-las, elas são presas em formato de cascata, e depois pregadas no teto ou na parede.

Essa ideia ainda permite cobrir mais áreas da casa e os adornos podem ser colocados no hall de entrada, na sala de jantar, e até nos quartos e na cozinha. No vídeo abaixo, a cascata foi colocada na árvore, mas com uma adaptação, pode facilmente ser pendurada no teto:

3- Vila de Natal

Quem ama decorar a casa para o Natal sabe que os detalhes são tão importantes quanto a árvore. E a vila de Natal é uma ótima ideia para complementar, criando um ambiente com referências ao Polo Norte, que podem ficar em cima da mesa, numa prateleira, cristaleira ou outro lugar de destaque. As casinhas de papel, somadas a pequenas árvores brancas podem ser espalhadas criando um cenário clássico, cheio de neve. Veja como fazer:

4- Natal tropical

Sim, fica lindo deixar a casa cheia de referências ao lar do Papai Noel, com neve por toda parte, mas aqui no Brasil, o Natal é quente e esse é período de verão, onde todos emendam as festas com viagens para aproveitar a estação. Por isso, uma ideia diferente é refletir esse clima tropical na decoração.

Para começar, escolha cores mais quentes e complemente o vermelho com laranja e amarelo. Outra ideia é incluir frutas da estação como laranja, limão e abacaxi para decorar, como nesta guirlanda:

Além disso, lembre-se de usar plantas comuns no Brasil, como por exemplo a Espada de São Jorge, para dar um toque diferente. Veja várias dicas para criar um Natal tropical o vídeo a seguir:

5- Faça você mesmo

Por fim, não poderíamos deixar de fora dicas criativas para fazer sua própria decoração utilizando materiais reciclados ou pondo em uso suas ferramentas de DIY. Começando pelos enfeites da árvore. É comum escolher um ornamento especial para o topo, mas e se você fizer sua própria versão, com uma iluminação especial? Veja como:

Você ainda pode fazer diferentes árvore de natal de papelão e espalhar pela casa, usando o exemplo abaixo, que utiliza ainda festões, bolinhas e pisca-pisca:

Por falar em pisca-pisca, não dá para pensar na decoração de Natal sem uma iluminação. Mas, além das árvores, as luzes podem ser usadas em DIYs para deixar a casa ainda mais festiva. No vídeo abaixo são diversas opções que podem ser feitas com fôrmas de doce de papel, copos plásticos e outros itens reciclados:

Para fazer uma decoração de Natal fora do óbvio basta usar a imaginação e criar as próprias referências, deixando a casa festiva, mas com personalidades. Boas festas!

Deixe um comentário