As chamadas tendências são referências para quem pretende modernizar os ambientes, consagradas nas revistas e catálogos de design. Ou, falando o bom e velho português, tendências são ideias para quem quer dar aquela boa repaginada na casa.
Mas não é porque essas ideias saíram de revistas e blogs famosos de decoração que você precisa gastar muito. Hoje separamos 4 dicas de acabamento interno que cabem no seu bolso e vão melhorar o visual da sua casa.
- Utilize materiais rústicos
Uma das grandes tendências do design de interiores é o chamado estilo rústico contemporâneo. Existe uma série de materiais que, em estado bruto, têm um custo barato. Opte por paredes de pedras naturais, tijolo aparente, cimento queimado, madeira rústica e bloco aparente.
O piso de cimento queimado, por exemplo, é um material que, para ser aplicado, necessita apenas de cal, areia e cimento. O resultado é um aspecto liso que permite bom reflexo para iluminação.
- Piso laminado ou vinílico
Para substituir os pisos de madeira e porcelanato, uma ótima solução são os pisos laminados ou vinílicos. A instalação é simples e prática e o resultado é um visual aconchegante, além de extremamente econômico a longo prazo, pois são pisos protegidos por uma resina que impermeabiliza o revestimento, evitando a formação de manchas.
- Papéis de parede e adesivos
Para banheiros e quartos, um acabamento comum é o revestimento em madeira. Mas, para quem quer gastar menos, uma solução econômica, sem abandonar a tendência, é substituí-la por adesivos (nos banheiros) e papéis de parede (nos quartos), agregando cores e estilos contemporâneos.
- Granilite para cozinhas
Uma tendência entre as cozinhas modernas é o piso de granilite, um revestimento de fácil manutenção e baixo custo que imita o granito natural, dando um bonito acabamento, principalmente se contrastado com paredes brancas.