Tendência fora de moda… confere, produção? É isso mesmo, por mais que essas palavras geralmente sejam utilizadas com o mesmo significado, a moda aponta para um uso mais estabelecido no tempo, enquanto tendências surgem, despontam e caem com mais rapidez.
Isso porque, com frequência, as tendências atendem mais a um contexto econômico – materiais mais baratos, tecnologias sustentáveis, reutilização – enquanto a moda é fortemente ligada à estética. Não é à toa que dizemos que algumas coisas nunca saem de moda. O que não significa que você não deve deixar de conferir as tendências de decoração para 2021.
É por isso que, em áreas como a decoração, é possível encontrarmos situações em que há muitas tendências, isto é, inclinações que não necessariamente correspondem ao “sentimento” mais atual da moda. Inclusive porque, geralmente, uma tendência está entrando em decadência e perdendo espaço para uma nova.
Pensando nesse vai-e-vem, hoje vamos falar sobre 4 tendências de decoração que, por mais comuns que ainda sejam nas casas, já estão ficando – ou já ficaram! – fora de moda.
1. Cozinha cinzenta
Seguindo algumas tendências gerais de design de interiores inspirados em estilos minimalistas, as cozinhas de armários e paredes de em tons de cinza foram um estouro nos anos 2010. Durou pouco, ou ao menos é o que apostam alguns arquitetos e decoradores. Na década atual, e em especial diante do isolamento social devido à pandemia do coronavírus, as pessoas devem apostar em cores mais expressivas.
2. Shiplap
Uma das grandes sacadas da arquitetura aplicada à decoração de ambientes internos é a importação de revestimentos. Isso quer dizer, por exemplo, aproveitar um conceito da construção de barcos e utilizá-lo na construção civil.
O revestimento shiplap era originalmente utilizado como impermeabilizante na navegação e se tornou um item de decoração de paredes super modernas. Quer dizer, até rapidamente perder espaço para os ladrilhos, gesso e paredes ecológicas, tendências fortes neste ano.
3. Tudo em branco? Já deu…
Ainda na onda do minimalismo que batizou os anos 2010, os ambientes totalmente em branco caíram em desuso diante do apelo das cores e detalhes mais vibrantes, acompanhando móveis e itens de decoração mais contemporâneos e expressivos. Se até pouco tempo havia um interesse visual pelo branco, é como se hoje estivéssemos um pouco cegos e precisássemos recuperar a sensibilidade para outros tons.
4. Paredes de destaque
Talvez porque tudo estivesse muito branco, vingou por algum tempo uma tendência de destacar uma parede do cômodo com uma cor mais expressiva – até mesmo fortes como vermelho, bordô e roxo. Se é verdade que hoje as cores mais vibrantes são tendência, a alternância de cores não é mais. Para os próximos anos, é melhor apostar no monocromatismo, prezando a uniformidade e evitando distrações.
Quando o assunto é tendência, nada mais importante do que estar de olho não apenas ao avanço delas, mas igualmente ao seu declínio. Não é porque grande parte das casas ainda aposta em alguns tipos de decoração que elas continuam compondo a moda mais atual.
Mas no final das contas, o que importa é o gosto pessoal e o que te faz feliz, certo? Inclusive se for uma tendência fora de moda… se você gostar, nosso conselho é: se joga mesmo assim!
2 thoughts on “4 tendências de decoração que estão fora de moda”