Construir uma casa não é tarefa fácil e todo mundo sabe disso. Afinal, não bastando as dificuldades de orçamento, a compra de materiais e a mudança da rotina, o processo em si pode ser tão trabalhoso e cansativo que qualquer erro pode significar mais gastos e mais dor de cabeça. Sabemos que você já sentiu calafrios só de imaginar, né?
Seja por desatenção na execução da obra, seja por falta de conhecimento técnico, há alguns erros bastante comuns que poderiam, no entanto, ser evitados com algumas práticas básicas.
Hoje vamos falar sobre 4 erros típicos na construção de uma casa e quais cuidados são necessários para evitá-los.
Falta de planejamento
É o primeiro e mais comum erro na construção de casas, do qual decorrem praticamente todos os outros. Começar uma obra sem um projeto bem definido é a certeza de problemas sérios, como fundações inadequadas, sobrecarga na estrutura, sistema hidráulico insuficiente etc.
Por isso é importante contratar profissionais como engenheiros e arquitetos para desenhar um bom projeto que atente a todos os pontos necessários, como fundação, orçamento, materiais, acabamento etc.
Piso sem caimento
Um erro muito comum e que poderia ser facilmente evitado é o nivelamento do piso, que, quando não é feito adequadamente, faz surgir poças nos banheiros e quintais, uma vez que a água não consegue escoar em direção ao ralo. Quando um piso apresenta esse problema, a solução é quebrar tudo. Não parece uma boa ideia deixar isso acontecer, certo?
Escolha inadequada de materiais
Outro erro bastante comum é a escolha de materiais inadequados para a casa. Geralmente isso acontece porque a pessoa se preocupa apenas com a beleza ou com a qualidade do material em si, não levando em conta que, para determinados lugares da casa, alguns deles são inadequados. Em uma área externa, ao redor de uma piscina, por exemplo, pisos polidos e escorregadios são uma escolha totalmente incorreta.
Projeto hidráulico mal planejado
Não é raro ouvir de casas em que a água do chuveiro é “fraca”. Muitas pessoas acabam culpando o modelo e adquirem novos, bem mais caros, esperando resolver o problema, até que, depois de instalado, nada muda. Isso porque o problema não é a qualidade do chuveiro, mas a tubulação.
Quando instalada incorretamente, a tubulação não segue caminhos adequados na parede, contornando portas e fazendo muitos desvios com subidas e descidas, o que gera os famosos “morrinhos”, responsáveis pela falta de pressão de água. Outra vez, quando existe esse problema, a única forma de resolvê-lo é quebrando tudo.
Você deve ter percebido que os erros típicos na construção de uma casa poderiam ser evitados com um planejamento adequado e amparado por profissionais. Por isso, não existe melhor dica senão essa: invista em um bom projeto para não se arrepender depois com novos gastos, quebra-quebra e atrasos.