Esse é um tópico que hora ou outra aparece em sites de decoração e construção, e aqui não poderia ser diferente. Separamos para vocês as quatro dúvidas mais comuns de quem vai reformar ou construir:
- Qual a melhor opção de acabamento, reboco ou gesso?
É de conhecimento comum que o gesso é a opção mais econômica, mas vale lembrar também que ele é um material sujeito a imperfeições e desníveis. Portanto, o que aparenta uma economia momentânea pode sair mais caro no final.
Além disso, ao menor sinal de umidade o gesso pode ficar comprometido. Então, principalmente se você mora em cidades litorâneas, talvez ele não seja o acabamento mais indicado. Já as paredes rebocadas com a massa corrida apresentam um melhor acabamento e um resultado mais duradouro.
- Quando falamos em pisos o que é mais indicado, cerâmica ou porcelanato?
O primeiro passo na hora de tomar essa decisão é avaliar o tamanho do cômodo. Quantas placas você irá utilizar? É preciso ter em mente que placas grandes não devem ser utilizadas em espaços pequenos, pois demandam muitos recortes e podem se quebrar. E imagine pagar caro num porcelanato e acabar perdendo algumas peças à toa?
O porcelanato é mais durável, já a cerâmica, oferece uma maior variedade de opções e é mais barata. Avalie o que é mais importante para você!
- Contratar um profissional ou acompanhar minha obra sozinho?
Contratar um profissional da área de construção não é uma opção muito barata, mas devemos entender que no final a balança pode ser positiva. A contratação pode economizar muito do seu tempo, dinheiro e dor de cabeça.
Admitir uma mão-de-obra informal para realizar a construção ou reforma nem sempre acaba sendo a melhor alternativa, uma vez que o profissional “amador” pode chegar a cobrar quase o mesmo que você pagaria para uma empresa com profissionais habilitados.
Portanto, contratar um mestre de obras irá garantir que sua construção ou reforma fique exatamente como foi planejada no início, e também que você não passe pelo desgaste de organizar uma obra sozinho.
- Reformas precisam de autorização da prefeitura?
Embora nem todos os projetos precisem de autorização da prefeitura, é sempre bom dar uma conferida.
As autorizações são normalmente exigidas para obras ou reformas com aumento de área ou alteração da estrutura do imóvel. Agora se você irá fazer uma pequena reforma sem alterar a característica do imóvel, como pinturas e consertos, ela pode não ser necessária, mas é sempre bom dar uma conferida, pois cada município tem as suas regras.
Já no caso de reformas em apartamentos há a necessidade de contatar o síndico. Ele deve receber um plano da obra junto com a indicação do arquiteto ou engenheiro responsável técnico, para que ela seja aprovada pelo condomínio.
Para cada tipo de obra deve ser solicitado à prefeitura um tipo de alvará ou certificado. Se você ainda estiver confuso quanto a isso, todos os órgãos municipais têm a lista completa de documentos necessários para a aprovação e regularização dos projetos.
Dúvidas esclarecidas? Então esta na hora de pôr a mão na massa e dar início à sua obra. Boa sorte com a sua reforma ou construção!